sábado, 10 de maio de 2014

Da limpeza da Lagoa à politiquice, dois eventos num só!

Pelo quarto ano consecutivo, hoje foi mais um dia de limpar a Lagoa. Foi a primeira vez que participei neste evento mas costumo ser presença assídua em todos os eventos de recolha de lixo e limpeza. Verdadeiro acto de cidadania, estas acções permitem que os cidadãos contactem com os problemas, consciencializem-se que o lixo e a poluição é um problema de todos e que todos devemos zelar por aquilo que é nosso! Todos nós gostamos de desfrutar da Lagoa... se as suas margens estiverem limpas, sem lixo tanto melhor! E passa por cada um de nós! Se não quiser limpar, pelo menos não suje, mas infelizmente a falta de civismo é tanta e se junto à Lagoa as redes, cordas, boias e material de pesca predominam, junto às bermas da estrada, predominam garrafas e plásticos... e o mar e a Lagoa apenas nos devolvem aquilo que um dia alguém lá deixou!
Mas apesar deste ser o quarto ano em que esta iniciativa se repete, tal nunca tinha sido tão concorrida, ou não fosse a presença do Sr. Secretário de Estado do Ambiente, que atrás dele trouxe a presença de um representante do executivo municipal, a JSD, a comunicação social em força e afins!
A chatice que foi para a JSD ter de estar presente na limpeza da Lagoa. Pelos menos não chegaram logo às nove horas, sempre se dormiu mais um pouco e entre pouca agilidade perante o lixo que até estava parado ali junto aos pés, a roupa pouco prática para o efeito são sacrifícios que se fazem para aparecer na comunicação social. Custa tanto manter uma imagem, ainda que seja para apanhar lixo do chão e meter num saco de plástico, coisa que fica bem perante o eleitorado, mas por pouco tempo que isto de "vergar o lombo" custa, além disso chegar tarde e acabar rápido porque as febras estavam à espera e isso sim compensa o desgaste. Já o Sr. Secretário e o Sr. Vereador Hugo Oliveira, um pouco mais ligeiros na tarefa, de vez em quando interrompidos pela comunicação social, uma foto aqui, outra foto ali, lá contribuíram para esta causa. Mas de lamentar mais uma vez o aproveitamento político destes actos de cidadania! Fica-lhes bem estar ao lado dos cidadãos e participarem nestas acções, mas o objectivo era limpar a Lagoa e não fazer um frete para ficar bem na fotografia, prova de que afinal até temos consciência ambiental, mas curta! Ou melhor até teremos, mas concretizá-la cansa!
Convido o Sr. Secretário de Estado a estar presente mais vezes nestes eventos, que até se realizam com alguma frequência, a ver se atrás de si vêem mais estes ajudantes que apesar de pouco habituados a pôr a mão no lixo ainda encheram um saquito ou outro e já agora a comunicação social que deu visibilidade ao evento (o da presença do Sr. Secretário de Estado do Ambiente) e pelo meio fotografou um lixo aqui outro ali!
Porque será que nos eventos promovidos nos anos anteriores e outros semelhantes promovidos pela Foz do Arelho nunca vi JSD's, executivo camarário e comunicação social? Ah é verdade... não havia Secretário de Estado, o objectivo era só limpar a Lagoa... Ficam algumas fotos, porque depois das 11 horas deixou de ser a limpeza da Lagoa e passou a ser a presença do Sr. Secretário!

 O ponto de partida com os poucos que chegaram às 9 horas
 A bandeira colocada para sinalizar o evento
 Cordas e mais cordas da pesca
 O pessoal em acção ainda sem o reboliço do Sr. Secretário
 Lixo e mais lixo...
Uma pequena amostra do recolhido...
 
Os meus parabéns à Junta de Freguesia do Nadadouro, à colaboração da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, à colaboração da Câmara Municipal e da Valorsul e em especial a todos os cidadãos que participaram para LIMPAR A LAGOA!

Sem comentários:

Enviar um comentário